Por - 17/11/2023
Técnicas de Harmonização Facial
A harmonização facial é um conjunto de técnicas que visa a melhoria do aspecto da face e vai desde a limpeza de pele para remoção de impurezas, podendo passar por tratamentos com laser fracionado, até chegar ao uso dos preenchedores e bioestimuladores de colágeno.
Vamos usar como exemplo os protocolos que envolvem o uso de preenchedores, estimuladores de colágeno e a toxina botulínica.
PREENCHEDORES: o mais utilizado atualmente é o ácido hialurônico. Por ser um componente presente no organismo, tem mínimo risco de reação adversa e efeito imediato. Com o preenchimento facial com ácido hialurônico é possível dar mais volume aos lábios, projetar as maçãs do rosto (o popular efeito top model), melhorar o aspecto das olheiras, em especial as mais profundas, além de ajudar a preencher as linhas de expressão que se formam na face.
BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO: esse tratamento também age de dentro para fora e colabora na restauração da produção do colágeno, responsável pela sustentação da pele, ou seja, sua firmeza.
FIOS DE SUSTENTAÇÃO: é um procedimento um pouco mais invasivo, mas feito em consultório. Fios são introduzidos na pele, de forma a promover uma sustentação, ou suspenção da pele, promovendo efeito lifting imediato e melhorando todo o aspecto da face do paciente.
TOXINA BOTULÍNICA: extremamente conhecida, ela é aliada dos pacientes que querem arquear as sobrancelhas, impedir o surgimento dos pés de galinha e que as expressões faciais colaborem para o surgimento das rugas dinâmicas. A toxina botulínica costuma ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico e é o protocolo de maior indicação em harmonização facial.